slide2

07 julho 2015

Minha gestação parte 7.

Hello girls! 




Tem muitas mãe ai, que são de primeira viagem (assim como eu) que não se preocupa com a alimentação e eu sou totalmente contra, eu super me preocupo, já evito tudo o que não posso, pro bem da saúde do meu bebe. Porque ele precisa muito mais do que eu.. Principalmente no estágio de formação. Vou dar algumas dicas de tudo um pouco sobre a alimentação necessária:

Vitamina A para os olhos do bebê:

Vitamina A é fundamental para o desenvolvimento da visão, crescimento celular, pele saudável e produção de glóbulos vermelhos. Ela aparece nos alimentos de duas formas: retinol (origem animal) e betacaroteno (origem vegetal). Ambas as formas são benéficas para a saúde, mas o retinol é mais forte e, se consumido em excesso durante a gravidez, pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Entre os alimentos ricos em retinol estão gema de ovo, manteiga e leite -- todos seguros para consumo por grávidas. Por outro lado, a carne de fígado contém níveis bastante altos de vitamina A na forma retinoica , por isso muitos especialistas já não recomendam mais seu consumo na gestação.

Para não ficar na dúvida, o melhor é investir no betacaroteno, abundante em vegetais e frutas cor de laranja e verde escuras, como cenoura, laranja, mamão, brócolis, espinafre, couve.


Dicas de alimentos: 

  • Leguminosas como feijões, grão-de-bico, ervilha, soja e lentilha não só abastecem o corpo de energia e fibras como também contêm ferro. Para uma mistura ainda mais poderosa, combine-as com arroz integral e uma verdura.
  • Alimentos ricos em vitamina C, como suco de laranja, limonada e tomates, quando ingeridos junto às suas refeições, melhoram a absorção do ferro.
  • Cálcio encontrado em laticínios, feijões, brócolis, couve-flor, repolho e tofu é outra parte essencial da alimentação das grávidas e não pode ser relegado. O cálcio é um mineral fundamental na construção dos ossos do bebê.

Bebidas e Guloseimas para gestante: 


Ponha a imaginação para funcionar e experimente novas combinações de alimentos e bebidas quando aquela fome fora de hora aparecer. Quer ideias?

  • Em vez de pão com manteiga no café da manhã, você pode provar uma tigela de cereal integral enriquecido com ferro, leite gelado e um punhado de uvas passas junto. Para beber, bata no liquidificador amêndoas sem casca e previamente deixadas de molho com leite gelado e uma colher de mel. Esse drinque de inspiração indiana é refrescante e nutritivo.
  • Faça um sanduíche com pão sírio e salpicão de frango improvisado. Desfie sobras de frango e junte um pouquinho de cenoura ralada, salsão (aipo) e cebola cortados em cubinhos, sal, mostarda e uma colherada de maionese só para dar liga.
  • Você já comeu uma pasta de grão-de-bico conhecida como homus? Ela é facilmente encontrada em lojas de produtos árabes ou você pode fazer em casa mesmo, batendo no liquidificador ou processador o grão-de-bico (pode ser em lata) com meio limão, sal, azeite, um dentinho de alho e, se tiver, uma pasta de gergelim chamada tahine. Se ficar muito firme, acrescente água. Passe numa torradinha e delicie-se!
  • Se você acha que iogurte natural sozinho não tem muita graça, você pode acrescentar pedaços de frutas (como mangas, morangos, bananas ou ameixas pretas) e um pouco de mel para adoçar e ter um lanche supersaboroso.



Alimentação da gestante:

A gestante deve se preocupar em dobro com a sua alimentação. O ideal é se servir de pequenas porções, em intervalos de aproximadamente três horas entre uma refeição e outra, para evitar o sobrepeso e o refluxo.

A qualidade do que está sendo ingerido também é algo de bastante relevância; sendo necessário não se esquecer de alguns nutrientes bem importantes nessa fase da vida:

- Ferro: previne a anemia. Alimentos: feijão, vegetais verde-escuros (como agrião, couve, espinafre e brócolis) e carnes.

- Vitamina C: para aumentar a retenção do ferro. Alimentos: frutas cítricas, morango, melão, brócolis, pimentão verde, tomate e couve-flor.

- Cálcio: uma vez que é nesse período que ocorre a ossificação do bebê e a formação de seus dentes; além de o corpo feminino estocá-lo, para a futura produção de leite. Uma dieta pobre em cálcio, nessa fase, pode provocar câimbras, cáries dentárias, hipertensão, perda de dentes e osteoporose a médio/longo prazo. Alimentos: leite e seus derivados, tofu, salmão e sardinha enlatados, amêndoas, espinafre, couve, etc.

- Ácido fólico: ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê; e previne a anemia, problemas digestivos e fraqueza. Alimentos: folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, gema de ovo e cenoura.

Alimentos que devemos evitar na gravidez:

Cafés e bebidas energéticas:


“Bebidas estimulantes, como as que contém cafeína, causam o aumento da frequência cardíaca em todo mundo que as consome. Porém, as gestantes já possuem essa frequência alterada, devido ao desenvolvimento do feto e à maior circulação de sangue dentro do corpo”, explica a nutricionista do Hospital Samaritano. Investir neste tipo de bebida pode contribuir para que a pressão arterial vá às alturas, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança. Além disso, as bebidas energéticas possuem vários conservantes em sua composição. Como não existem estudos que comprovem a segurança total de seu consumo, melhor passar longe!

Bebidas alcoólicas:



“Em grandes quantidades, o álcool está associado à malformação fetal”, diz Patrícia. Ele pode ultrapassar a barreira placentária e prejudicar o desenvolvimento do bebê ou evoluir para uma gravidez prematura. Por isso, o recado é claro: não consuma essas bebidas sem conversar com seu obstetra.

Refrigerantes:



“As bebidas gaseificadas podem causar estufamento gástrico, mas não são proibidas”, explica Patrícia. Em casos de gastrite ou refluxo, o problema pode ser intensificado. “Ainda vale lembrar que as versões zero e light possuem muito sódio, que podem mexer com a pressão arterial, o que é particularmente prejudicial na gravidez”, ressalta.

Alimentos conservados no sal:


O bacalhau e a carne seca são ótimos exemplos. Se a gestante apresenta tendência à hipertensão, melhor retirá-los da mesa. Caso a pressão esteja sob controle, ela pode comer um pouquinho, vez ou outra, para matar a vontade.


Aqui é de tudo um pouco que venho aprendendo no meu pré natal, minhas dúvidas com o meu médico. E todas são sanadas. E adoro compartilhar com quem se interessa.. Hahahahaha espero que tenham gostado! 


Beijinhossssss!!!!